sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bacalhau à Vicentina



Vou dar continuidade aqui, ao tema do último jantar, o segundo prato servido foi o "Bacalhau à Vicentina" que é a receita símbolo da cidade de Vicenza. O sucesso desta deliciosa receita é sua simplicidade e, claro, seu sabor característico. 

As origens do Bacalhau à Vicentina
Em 1432, uma expedição liderada pelo capitão veneziano Pietro Querini, naufragou na costa da ilha de Rost, uma das ilhas mais isoladas na Noruega. Voltando para casa, o capitão levou um pouco de peixe seco que ele tanto gostou e que os noruegueses tinham em abundância: o bacalhau. Já em Vicenza, os chefs perceberam que o bacalhau poderia ser uma alternativa ao então caríssimo peixe fresco, que tinha a desvantagem de ser, inclusive, altamente perecível. Por este motivo, desenvolveram maneiras de preparar este novo alimento e assim nasceu o Bacalhau à Vicentina.
Ingredientes:
1k de postas de bacalhau dessalgado
500 g de cebolas fatiadas finamente
10 filés de aliche
1 litro de azeite extravirgem
60ml de leite integral
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
60g de queijo Grana Padano ralado
Pimenta-do-reino moída a gosto
4 colheres (sopa) de salsinha picadinha

Preparo:

Leve ao fogo baixo uma frigideira e aqueça em seu interior 200 ml de azeite juntamente com a cebola até que ela fique bem transparente. Acrescente os filés de aliche, amassando-os com as costas de uma colher e misturando às cebolas. Retire a frigideira do fogo, adicione a salsinha bem picadinha e reserve.
Numa assadeira, de preferência refratária, coloque algumas colheradas do refogado de cebola e aliche. Enfarinhe ligeiramente as postas de bacalhau e disponha na assadeira. Cubra as postas com o restante do refogado, regue o leite, polvilhe o queijo Grana Padano ralado e a pimenta do reino moída. Finalize cubrindo tudo com o azeite restante.
Leve o refratário ao forno preaquecido a 160°C, na grade alta e cozinhe por cerca de 2:30h, lentamente. Não é necessário mexer, para que os pedaços se mantenham inteiros.
Sirva o bacalhau sobre uma polenta cremosa ou com fatias grelhadas de polenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário